terça-feira, 12 de maio de 2009

Exames...exames...mais exames???



Em plena epoca de exames fico a olhar para a quantidade de matéria que tenho de ver, rever, estudar, perceber e decorar!


Depois penso, porque? Porque raio estou eu a estudar os passinhos direitinhos de como se faz uma consulta de enfermagem se eu nunca vi nenhuma? Nunca, sequer, me fizeram uma! Secalhar era mais proveitoso ver uma e depois perceber o que está mal ou bem.. digo eu!


No primeiro ano temos um estágio de observação em que...sinceramente... a maioria esteve a brincar com crianças! Eu fui das sortudas em que vi serem prestados cuidados de enfermagem a idosos e crianças... Mas nao seria mais proveitoso irmos para um serviço de saúde ver os enfermeiros no terreno? Não digo que o meu estágio de observação (e o dos meus colegas que estiveram em creches) nao tenha sido importante. Mas...


É preciso mudar o ensino da enfermagem. Depois de "confraternizar" com colegas finalistas, é exactamente isto que eles nos dizem: "falta-nos aulas práticas!" E aconselham-nos a nós que ainda estamos no 2º ano: "Exijam aulas práticas! Exijam que vos ensinem o que fazer! Falem, critiquem!"

"As práticas no laboratório de enfermagem representam, sem dúvida, uma das partes essenciais da aprendizagem que o estudante desenvolve ao longo do curso."





Faltam poucos dias para ir para estágio e confesso: Tenho medo! muito medo porque nao me sinto minimamente preparada para fazer o que quer que seja! enfim... veremos o que vai acontecer...





Tixa

2 comentários:

  1. Epá! Não posso deixar de dizer isto...
    E aquelas disciplinas que se repetem todos os anos, e que no fundo, ninguém gosta, nem quer saber, nem lhes servirá de QUASE nada?
    Não era mais útila utilizar o tempo dispendido com essas disciplinas, e aprofundar aulas tipo... PRÁTICAS?
    Digo eu, que não sou ninguém [ou até sou, pensam que não sou... lol].

    Jinhos gaja :)

    ResponderEliminar
  2. QUEREMOS AULAS PRÁTICAS!

    E depois dizem para fazermos barulho e nós fazemos! Mas algum motivo mandam o barulho dar um curva ao bar mais proximo com uma moedinha no bolso para se calar... Nao sei muito bem de que é feita a organizaçao do "Sistema", mas que lá vai uma grande amizade...sem duvida vai! É bom! É optimo! Promover o amor ao proximo desde o corpo docente até ao discente... Bons exemplos!

    (em continuo do coment da Deep...)
    QUEREMOS AULAS PRATICAS, EM TEMPO LECTIVO DE AULAS! (Nao é na semana de exames, há falta de melhor...)

    Bjinhos e Bjocas, Manovsky!

    ResponderEliminar