terça-feira, 22 de junho de 2010

dúvida!




Desde à uns tempos que ando com uma dúvida.. Depois de uma celebre frase "O trabalho do aluno é estudar!" , fiquei a pensar qual seria o trabalho do professor.
Como curiosa que sou fui pesquisar:
"Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir / ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno."

Obrigada Porto Editora por me ilucidares!
Agora espero que alguém se digne a explicar tal definição a alguns professores... Já agora, aproveitem para explicar, REALMENTE, em que consiste BOLONHA.


Desculpem o desabafo... beijinhos*

2 comentários:

  1. tas desculpada tita!
    sabes k agora com bolonha essa definição ja deve estar desactualizada! a funçao dum professor secalhar e esperar pelas duvidas e, se elas nao existirem, provocar os alunos! =X
    nao kero ser mázinha...mas a nossa sorte é k ainda ha bons, muito bons professores por estas bandas!

    ResponderEliminar
  2. Uau! gostei do new look do blog e gostei da dúvida... eh eh eh. O problema é que eu continuo com ela. Assim como tu, acho eu...
    Minha querida
    Parece que o professor já não é aquele que ensina. É aquele que ajuda o estudante a aprender e nesta troca (que não deve ser unívoca) o professor deve estar disponível para tb aprender. Não se ensina nada a ninguém... esta arte é da responsabilidade daquele que aprende... por isso as designações actuais sobre pedagogia pressupõem "ensino/aprendizagem" em que estes dois conceitos não mais se separam... É este o paradigma segundo o qual eu me identifico e que procurarei seguir ao longo da minha vida, mesmo que deixe de ser docente (formalmente).
    Quanto a Bolonha, acho que os percusores desta "chapa 5" tb não o devem saber muito bem... Ou então, como sempre nós portugueses importamos ideias que não se encaixam na nossa realidade e depois sentimo-nos defraudados, porque as coisas parecem resultar com os outros e não connosco... Muito a dizer, a reflectir e a fazer. Contudo, para muitos a reflexão já parece ter sido feita e "vomitada" cá para fora... Mas o "vómito" continua a cheirar muito mal. Desculpa a metáfora um pouco nauseabunda, mas foi essa a intenção!!!!
    Não quero com isto dizer que não concorde com Bolonha... Mas haveria muito a fazer antes de... Faltou o 1º momento de reflexão de Schön (before action).
    Desculpa o prolongamento, mas em tempos de Mundial julgo estar desculpada.
    Bjs e continua a ter muitas dúvidas.
    CF

    ResponderEliminar